Rua da Paz, 195 - Centro - 80.060-160 - Curitiba PR
41 3598-8395 / 41 99956-0256
Artrose
O desenvolvimento da artrose do quadril ocorre normalmente em idosos, porém pode acometer pacientes mais jovens. Os principais sintomas são dor, diminuição da mobilidade (como dificuldade de subir escadas, entrar e sair do carro, secar os pés ou colocar meias), e dificuldade para caminhar.
Alguns fatores relacionados ao desenvolvimento da artrose são: idade avançada, sobrecarga articular, obesidade, doenças inflamatórias (como a artrite reumatoide), sequela de doenças da infância, ou de fraturas e impacto femoroacetabular.
Traumatologia no Quadril
As fraturas decorrentes de trauma na região da articulação do quadril - pelve (bacia) e fêmur - são um dos principais fatores de perda de funcionalidade, limitação para as atividades e mortalidade na população idosa. Os idosos tem um risco maior de osteoporose e fragilidade óssea e por isso mais risco de fraturas nesta região. São importantes a prevenção de queda e o tratamento cirúrgico precoce.
Em pacientes jovens são mais frequentes lesões relacionadas a atividades físicas e traumas por acidente de alta energia. O tratamento adequado e acompanhamento com o especialista é primordial para o bom resultado e consolidação das lesões.