top of page

Osteoporose

O que é Osteoporose e Osteopenia?
A osteoporose é caracterizada pela baixa massa óssea e pela alteração do tecido ósseo, como consequência ocorre fragilidade e maior risco de fraturas. A osteopenia é o estágio anterior a osteoporose, é mais comum e também é acompanhado por um maior risco de fraturas, especialmente em idades mais avançadas.


Como diagnosticar a osteoporose?
Há 2 formas de fazer o diagnóstico. A primeira é através do exame de densitometria óssea que deve ser feito em mulheres após os 65 anos e em homens após os 70 anos ou antes disso se fatores de risco estiverem presentes.

Os principais fatores de risco para baixa massa óssea são baixo peso, histórico de fraturas, uso crônico de corticoides, presença de doenças como doença renal crônica, doença celíaca, hipertireoidismo e câncer de mama, entre outras.
Também é feito o diagnóstico quando ocorrem fraturas por traumas mínimos. A situação mais comum e a queda da própria altura associada a fraturas de antebraço, fêmur ou coluna – nesta situação independente do resultado do exame o paciente tem osteoporose.


Qual o tratamento?
O tratamento pode iniciar na fase de osteopenia, com a adequação da ingesta de cálcio e dos níveis de vitamina D. Nos casos de osteoporose ou osteopenias com maior risco de fraturas é necessário associar outras medicações orais ou injetáveis dependendo de cada caso. Algumas das medicações mais utilizadas são: alendronato, risedronato, ácido zoledrônico e denosumabe. O paciente em tratamento necessita seguimento com seu médico regularmente.

bottom of page